sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Resenha: Eleanor e Park

Romance adolescente

Título: Eleanor e Park
Autor (a): Rainbow Rowell
Editora: Novo Seculo
Páginas: 325
Ano: 2014

Classificação: 5/5

Sinopse:
Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.

Um livro que conta um amor que será lembrado para sempre. Lindo e cruel da maneira mais bela que se pode ser mostrada. ‘Eleanor e Park’ é aquele tipo de livro que se deseja ler e reler de vez em quando apenas para se apaixonar por esses personagens. Um romance adolescente de um casal que descobre o amor em ônibus escolar.

A trama não trata daquele amor à primeira vista, mas o amor que descoberto aos poucos. Simples, mas intenso. Não é uma simples fantasia amorosa, mas algo real que passa por questões da vida real. Preconceitos e problemas cruéis que o destino pode oferecer.

Os personagens principais são maravilhosos. Tem uma polaridade muito boa e a sinceridade dos sentimentos de cada um é bem exaltado. Os conflitos sentimentais são belos e sinceros, conseguindo atingir o leitor de uma maneira arrebatadora. Conseguindo suprir minhas expectativas.

Os personagens secundários são muito bem construídos, principalmente a mãe de Park. Dá para notar uma evolução e um combate aos próprios pré-conceitos dela, assim como no caso do pai. Eles têm defeitos e qualidades que faz lembrar qualquer família comum, com seus conflitos diários.

O cenário de toda trama parece ocorrer naquele dia-a-dia de tempo da escola mesmo. O voltar para casa, fazer trabalho, assistir TV, esperar a janta. Isso é tão bem trabalhado que é como ler lembranças belas de uma época real.

Descobrindo sentimentos e quebrando preconceitos. Passando por cima dos problemas diários de cada um á sua maneira. O casal é um amor. Não consegui parar de ler até chegar ao final e assim que acabei foi terrível, pois fiquei apaixonada pela história.

Rainbow conseguiu pegar traços do adolescente que lida com seus problemas e duvidas sem ter ninguém com quem contar. Consegue fazer cada um relembrar o primeiro amor, desde o lado bom a beleza do lado ruim.


O final não foi da maneira que eu esperava, para ser mais exata foi ao contrário do que eu desejava. Não obstante, fora uma leitura inesquecível.
Blog Widget by LinkWithin
Comentários
13 Comentários

13 comentários:

  1. Acabei de resenhar o mesmo livro no meu blog! Uma coisa que me incomodou bastante em Eleanor e Park foi o romance extremamente exagerado. Tinham falas do park que eu ficava "meu Deus, que piegas e exagerado". Enfim, foi uma boa leitura, mesmo com esse contra. Ótima resenha!
    Beijos,
    Luana Agra - Blog Sector 12 - http://sector-12.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre fico na duvida em relação a esse livro. Ja vi varias resenhas positivas sobre esse livro, mas ele não me chama tanta a atenção. Sua resenha acabou me deixando um pouco mais tentada a dar uma chance a esse livro.

    Beijos,
    Blog Não Vivo Sem Livros

    ResponderExcluir
  3. Acredita que ainda nao li nada dessa autora? #ShameOnMe
    O que me atraiu no livro é que nao se trata apenas de mais um romance, mas tbm tem um carga dramática.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ágatha! Tudo bem? Todo mundo fala tão bem desse livro e da Rainbow Rowell que cada vez mais eu vou ficando interessado em conhecer os dois! :) Adorei a resenha! <3

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Ágatha.
    Eu já li um livro da autora e gostei bastante. Eu praticamente devorei o livro. Espero gostar desse, ainda mais porque dizem ser o melhor dela. Que pena que o final não foi o que você esperava. Mas as vezes é assim mesmo hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Sou doida pra ler esse livro, com essa resenha então <3
    Bjs!
    Sentimentos Apurados

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bom?
    Lembro que eu estava participando de um projeto literário e um dos temas era ler sobre romances adolescente e esse estava na lista, fiquuei com muita vontade de ler esse. Mas acabei lendo outro.
    Já me indicaram muito essa escritora e eu nunca fui atrás para ler, daqui uns dias eu lerei.
    Ótima resenha!

    † sessão proibida †

    ResponderExcluir
  8. Ahhhh cara, por que visitei seu blog? KKKK
    Que saudades bateu desse livro, pra mim um dos melhores YA que eu já li.
    Sou apaixonada pela história, por Eleanor e o lindo do Park.
    Parabéns, sua resenha me fez ficar nostálgica kkkk
    Beijos


    EuVocê&oslivros

    ResponderExcluir
  9. Olha esse livro é tão <3

    http://a-cacheada.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. OI! Vi muita gente fazendo critica do final, não foi como ninguém esperava. :C
    Talvez por ser desse gênero me deixasse um pouco sentimental demais.
    xoxo
    mutant-paradise.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá Agatha, tudo bem?

    Li muitas resenhas desse livro e todas positivas, a sua não foi diferente, ele está na minha lista e espero ler...ótima resenha....bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Eu ainda não li nada dessa autoria, acredita? :x
    Vejo vários elogios para o livro, uma crítica ali e outra aqui, mas no geral positivas. Fiquei curiosa pelo final!!

    Beijos, Love is Colorful

    ResponderExcluir
  13. Oláááá´, tudo bem??? Eu quero ler esse livro faz um tempão, mas infelizmente nunca consigo :P Falta de tempo é um problema para os leitores heheheh
    Fico feliz que você tenha curtido. Espero que eu goste também <3
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Screepeer - 2015. Todos os direitos reservados.
Design Por: Jordânia Queiroz.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo