sábado, 5 de setembro de 2015

Resenha: Perdido em Marte


Título: Perdido em Marte 
Título original: The Martian 
Autor: Andy Weir  
Editora: Arqueiro 
Páginas: 336 
Ano: 2014    
  

SINOPSE:  

Há seis dias, o astronauta Mark Watney se tornou a décima sétima pessoa a pisar em Marte. E, provavelmente, será a primeira a morrer no planeta vermelho. Depois de uma forte tempestade de areia, a missão Ares 3 é abortada e a tripulação vai embora, certa de que Mark morreu em um terrível acidente.  Ao despertar, ele se vê completamente sozinho, ferido e sem ter como avisar às pessoas na Terra que está vivo. E, mesmo que conseguisse se comunicar, seus mantimentos terminariam anos antes da chegada de um possível resgate. Ainda assim, Mark não está disposto a desistir. Munido de nada além de curiosidade e de suas habilidades de engenheiro e botânico - e um senso de humor inabalável -, ele embarca numa luta obstinada pela sobrevivência.  

"Não consegui largar este livro! É a rara combinação de uma ótima trama original, personagens incrivelmente reais e uma precisão técnica fascinante. É como um episódio de MacGyver na Ilha misteriosa. " - Astronauta Chris Hadfield, comandante da Estação Espacial Internacional e autor de An Astronaut's Guide to Life on Earth 
  
Um estória maravilhosa tratada de maneira que eu nunca havia visto. Uma ficção que eu não acreditava que aquilo não era real, pois parecia. É muito bem construída e com um personagem principal bem carismático. 
Assim que, eu comecei a ler eu jurava que iria enjoar já que não sou muito fã de livros que se passam como um diário. Não obstante, no final do primeiro capitulo fui me apegando aos conflitos e a maneira com que Mark saia deles. O livro tem muitos termos técnicos, mas que são muito bem explicados. 
Conta a história de um astronauta que após uma tempestade de areia em Marte é abandonado por sua tripulação. Esta que jurava que ele estava morto. Nesse cenário, onde nada está ao seu favor ele tem que dar um jeito de sobreviver aquela situação. Usando tudo o que ele apreendeu na NASA e em sua formação. 
Mark Watney chega a plantar batatas em Marte, explicando todo o processo de maneira acessível e nem um pouco cansativa. Sua visão da situação é bem inusitada, assim como sua maneira de lidar com elas. Conseguindo trabalhar e fazer coisas inesperadas no planeta. O personagem é bem humorado e sabe deixar tudo leve e engraçado com seu jeito de ser, não é do tipo que fica reclamando por sua situação, pelo contrário ele encara e dá um jeito.
A próxima missão só chegará a Marte dentro de 4 anos, a Ares 4. Assim, ele tem dar um jeito de sobreviver todo esse tempo dentro do HAB, o lugar em que tripulação vivia. Demora todo esse tempo para a chegada da próxima missão, pois tem toda uma questão de distancia e posicionamento correto do planeta. 
Chegou uma hora do livro que pensei por alguns segundos: Vai ficar só nisso? Acho que a história me escutou, pois logo deu uma reviravolta. Toda vez que eu começava a me acostumar, algo mudava, o que foi o que eu mais gostei. 
Em alguns momentos o livro fica em terceira pessoa, quando fica perspectiva da equipe da NASA, responsável pelo caso. O que ajuda na compreensão no cenário ou dos termos técnicos demais.
Por fim, vale muito a pena conferir, além de ter um final muito bom. Nunca pensei que gostaria tanto do livro como eu gostei. Espero que gostem e que deem uma conferida. 

Nota: 4.5/5.0

Blog Widget by LinkWithin
Comentários
26 Comentários

26 comentários:

  1. Olá!
    Já vi esta capa várias vezes, gostei muito de conferir mais sobre a obra. Me interessei muito, nunca li nada com o mesmo tema e fiquei curiosa para saber como ele irá sobreviver neste planeta. Que bom a estória estar sempre mudando de rumo, é tão chato quando o enredo fica na mesmice! Adorei a resenha. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieee
      Cara eu também amo essa capa, é lindaa.
      È bem legal o livro
      Brigadinhaa
      Beijinhos Screepeer

      Excluir
  2. A capa não me chama muito a atenção não, mas pela resenha fiquei com vontade de ler.

    devoradores2livros.blogspot.com.br

    Um xero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkk sério?
      Fico feliz que tenha gostado
      Beijinhos Screepeer

      Excluir
  3. Oiii Agatha

    É a primeira resenha que eu leio sobre esse livro, sabe que pela capa ele nunca me chamou muita atenção, mas depois da sua resenha ele subiu um pouco no meu conceito. Por agora estou cheia de leituras pendentes, mas não descarto ler mais adiante

    Beijokas

    naprateleiradealice.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieee
      Fico feliz que tenha ajudado ;p
      Beijinhos Screepeer

      Excluir
  4. Oláaaaaa~~
    Caramba, deve ser muito tenso um dia você ficar perdido em Marte, sério cara, eu iria entrar em desespero o.o. Minha nossa, ter que esperar 4 anos...olha, o rapaz tem que ser muito bom hein, pra se virar sozinho em Marte KKK. O livro realmente parece interessante, gosto quando envolve coisas além da Terra. Hm, e ainda mais com um personagem pelo visto carismático, sinto que eu iria gostar :D

    Beijinhos e bye bye~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieee
      Eu também ficaria, morreria de desespero mesmo kk o engraçado é que o cara encara de boa. Ainda, faz umas besteiras ainda de boa kkk
      Beijinhos Screepeer

      Excluir
  5. Ainda não tinha ouvido falar nesse livro mas a trama parece ser ótima, adoro essas histórias de luta pela sobrevivência.
    Beijos
    Infinita Feminice

    ResponderExcluir
  6. Oiii!
    Quero muito ler esse livro, antes de lançarem o filme!! As resenhas que eu leio estao bem positivas, então espero poder ler ele logo!
    Beijos
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieee
      Li logo por causa do filme kkk
      Beijinhos Screepeer

      Excluir
  7. Olá, já tem o filme?
    Bem, eu amo histórias espaciais, e com certeza leria. A forma de se tratar como diário, de ter a perspectiva em terceira pessoa me deixou mais curiosa inda *o*

    http://blogexplicita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieee
      Ainda não, mas irá lançar em breve.
      Beijinhos Screepeer

      Excluir
  8. Eu quero muuuuito ler esse livro, ai do nada PA PUM vai ter filme KHUDAUKSHDKUSAUKH Eu adorei sua resenha, só me deixou com mais vontade de ler logo ;-; só preciso de tempo!!!

    bjs, Carol | Espilotríssimo
    www.carolespilotro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkk
      Estava assim é bem legal
      Muito obrigadaa
      Beijinhos Screepeer

      Excluir
  9. Oiii, tudo bem??? Eu tenho um cartão postal deste livro, heheh, mas não sabia bem do que se tratava. gostei de conhecer através da sua resenha. Acho que nunca li nada do tipo, então daria uma chance para conhecer. E sabe que acho que ia acabar curtindo? Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieee
      Tudo siim
      Sériooo? Que máximooo. Fico feliz que tenha gostado ee espero que gostee do livroo.
      Beijinhos Screepeer

      Excluir
  10. Estou com muita vontade de ler esse livro, ele conseguiu chamar minha atenção haha;

    Beijos ♥
    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece bem legal neh? Vale a pena
      Beijinhos Screepeer

      Excluir
  11. Oi!
    To maluco pra ler esse livro, todo mundo elogia e o filme ja ta vindo, tá nas prioridades!.
    Abraço!
    Leitura Fora De Série

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieee
      Kkk eu estavaa, curti muito
      Beijinhos Screepeer

      Excluir
  12. Gostei da resenha. Gosto de aventuras assim, meio malucas, sobrevivência, diário. Gosto de observar se o autor colocou cenas engraçadas, deprimentes na historia para envolver mais o leitor. Já a capa não me atraiu, gosto de capas meio Star Wars rsrsrs. Mas muito boa o desenvolvimento da sua resenha. Beijos coração <3

    http://joicyrecco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um livro tem tudo isso e mais um pouco.
      Muito obrigadaaaa
      Beijinhos Screepeer

      Excluir
  13. Olá Agatha,


    Li e resenhei esse livro no blog, gostei demais e me surpreendi com ele, mais do que recomendado...parabéns pela resenha...bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieee
      Muito bom neh? Curti muito também
      Beijinhos Screepeer

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Screepeer - 2015. Todos os direitos reservados.
Design Por: Jordânia Queiroz.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo