sábado, 25 de julho de 2015

Resenha: O Colecionador de Lágrimas - Holocausto Nunca Mais




Título:  O Colecionador de Lágrimas - Holocausto Nunca Mais 
Autor: Augusto Cury 
Editora: Planeta 
Páginas: 376 
Ano: 2012 

Sinopse:  

Um professor especialista em nazismo e II Guerra Mundial, começa a ter insônia e pesadelos, como se estive vivendo as atrocidades do Nazismo. A partir disso o passado passa a ser vivo para ele. Em um ponto de desatino, sobe na mesa da sala de aula e diz que os alunos são parceiros de Hitler. Sua intenção é, na verdade, provocar a sensibilidade e a curiosidade de seus alunos. Bem quisto por alguns, mas muito criticado e até processado por outros, ele é banido da universidade. Mas fica famoso recebendo diversos convites para conferências enquanto se esconde de um estranho complô nazista que tenta a todo custo assassiná-lo.  Seu reconhecimento como grande historiador faz com que receba um convite de cientistas alemães, que pesquisam uma máquina complexa, financiada pelas forças armadas e que usa a teoria da relatividade e da quântica para conseguir viajar no tempo.  Mas por que ele? O convite então se torna claro: tudo o que os alemães querem é alguém com competência suficiente para voltar no tempo, matar Hitler e mudar a história. Apesar de eliminar todo o mal causado por Hitler, conseguiria ele chegar à infância do ditador e assassiná-lo. Faria ele esta atrocidade?
  
Primeiramente, O Colecionador de Lágrimas é mais que uma ficção, é mais que um livro didático, é mais que um auto ajuda. Junte tudo isso e mais um pouco, imagine uma obra sutil e genial. É esse livro. 
Sinceramente, nunca li muito do autor, sempre tive certo preconceito com os temas dos livros, mas com essa obra todo o preconceito desapareceu. Principalmente, porque tenho grande apreço por estórias arrebatadoras. Aquelas que me fazem sentir, refletir e querer mudar ao mesmo tempo em que uma aventura sutil se desenrola. 
Júlio Verne é um professor de História que se vê em uma sala de aula, onde a insensibilidade parece vigorar. Onde as questões de sua aula são tratadas com indiferença por grande parte dos alunos. O professor tenta passar para seus alunos a importância deles pensarem por si mesmos, indo além do pensamento frio e individualista.  

"- A tecnologia está pulsando ao nosso redor. Mas o mesmo sistema lógico matemático que nos fez exímios construtores de produtos sequestrou nossa emoção, prostituiu nossa sensibilidade, asfixiou a maneira como encaramos e interpretamos o sofrimento humano" 

Ele é um professor fascinante que acredita que a educação é a cura de todos os problemas e tanta passar isso. Não obstante, cada vez mais ele se vê atormentado por pesadelos terríveis sobre a Segunda Guerra Mundial. Como especialista nessa, ele leciona o curso que debate temas que o atormentam e cada vez mais tocam seus sentimentos e seus pesadelos, como os campos de concentração. Mas, isso apenas sua mulher Katherine sabe. 
Júlio começa a causar alvoroço na faculdade com suas aulas que começam a cada vez mais despertar o interesse alheio, mesmo que ainda tenham aqueles que por divergências o que querem longe da universidade. A situação começa a ficar complicada quando personagens que parecem terem saído dos livros de história começam o perseguir, soldados da SS. 
Bilhetes começam a surgir, tal como seus pesadelos aumentam para lhe atormentar. Isso tudo que leva a um desfecho único e muito bem elaborado. Com respostas para as perguntas que ficam solta no decorrer do livro e mais questões a serem resolvidas no segundo livro.
O colecionador de Lágrimas é um livro espetacular que consegue tratar de temas geniais de uma maneira única. Uma obra que consegue tocar a sensibilidade do leitor o fazendo buscar cada vez mais.  
 

Nota: 4/5

Blog Widget by LinkWithin
Comentários
28 Comentários

28 comentários:

  1. Amo este livro de paixão. Um dos meus preferidos. A continuação Em Busca do Sentido da Vida é lindo e apesar de ter um final meio primário(sem spoilers) me deixou com um grande sorriso no rosto.

    devoradores2livros.blogspot.com.br

    Um xero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee
      Acabei de ler o segundo, curti o final mais ou menos kkk
      Beijinhos Screepeer

      Excluir
  2. Quero muito ler depois dessa descrição. Eu tenho um projeto pronto de livro em andamento,e nele penso em fazer uma certa apologia (obviamente não algo á favor) a certos acontecimentos históricos. E esse livro ai se pareceu um pouco com o que estou fazendo. Acredito que, irá me dar uma boa inspiração.

    http://s2pravida.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee
      Que legalll, quero ler o seu *0*
      Beijinhos Screepeer
      http://screepeer.blogspot.com.br/

      Excluir
  3. Éste livro deve ser tão bom, vou já apontar o nome
    xoxo
    BLOG // FB PAGE

    ResponderExcluir
  4. Heey!
    Eu adoro livros que tratam sobre a Segunda Guerra Mundial, com certeza vou dar uma chance para ele ^^
    Abraços!
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
  5. oiii, li este livro no mês passado e faço de suas palavras as minhas, e complemento dizendo que fiquei mais apaixonada por história, pois mesmo sendo uma ficção este livro está cheio de documentos históricos do qual desconhecia!
    Belo trabalho, grande beijo!
    www.moradadolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Esse autor não faz muito meu estilo, mas gostei da resenha e achei que o enredo pode ser bem interessante.
    Obrigada pela dica!
    Abraços!
    SUA ESTANTE
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee
      Confesso que também não fazia o meu, mas é bem legal.
      De nada
      Beijinhos Screepeer

      Excluir
  7. Oi, Ágatha! Tudo bem? Eu nunca li nada do Augusto Cury, mas tenho bastante interesse em ler "O Colecionador de Lágrimas". A premissa me chama a atenção e os seus comentários só me fizeram ficar com ainda mais vontade de ler o livro! Adorei a resenha! <3

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee
      Tudo sim ;p
      é muito bom mesmoo. Fico feliz que tenha gostado ;p
      Beijinhos Screepeer

      Excluir
  8. Oi, eu gostei da resenha do livro do Augusto Cury, adoro leitura mais confesso que nunca li um livro dele, sou mais chega em romances, mas sua resenha me fez ficar com uma vontade de pode ler ele.. Gostei do seu blog.. beijos
    meninaaoquadrado.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieee
      Que bom que gostou *0*
      é muito bom, brigadinhaaa
      Beijinhos Screepeer

      Excluir
  9. Ai, Augusto Cury ♥
    Ele foi um dos meus primeiros contatos com a literatura nacional e tenho uma grande carinho por ele.
    O Colecionador de Lágrimas é genial, lindo, maravilhoso, incrível, principalmente para quem curte história.
    Amei sua resenha e fiquei muito feliz que tenha gostado do livro!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieee
      Ele é muito perfeito mesmoo
      Beijinhos Screepeer

      Excluir
  10. Sempre quis começar a ler, e olha acabei de assistir o clube dos cinco, e adorei !!

    http://agarotasecreta14.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee
      Estou feliz que tenha gostadooooo
      É um ótimo filme mesmo.
      Beijinhos Screepeer

      Excluir
  11. Aaah, ele tem livros ótimos. Ele sempre acha uma forma diferente de tratar de questões do nosso cotidiano e consegue muito bem. Obrigada pelo comentário no meu blog, fiquei muito feliz!
    Caroline Guccione

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieee
      Isso ae Carolinee *0*
      Beijinhos Screepeer

      Excluir
  12. Ao contrario de vc eu sempre amei esse gênero de livro, e sempre fui louca para ler esse livro, mas sempre fico enrolando. Já li outros livros dele, e adoro a maioria que leio. Preciso ler esse <3

    http://www.teoremademari.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee
      Sério? É muito bommm
      Beijinhos Screepeer

      Excluir
  13. Meu deus que incrível essa sinopse! Gosto muito do Augusto, mas eu nem sabia desse livro! Adorei sua resenha e super quero ler agora *-*

    bjs, Carol | Espilotríssimo
    www.carolespilotro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee
      Sérioo? O acho incrivel também *0*
      Beijinhos Screepeer

      Excluir
  14. Olá Ágatha,

    Não gosto do autor, aliás não gosto de auto ajuda, mas esse livro e sua resenha me deixaram curioso, gosto demais do tema, ótima dica....bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Screepeer - 2015. Todos os direitos reservados.
Design Por: Jordânia Queiroz.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo