sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

O que é Steampunk afinal?


Desde a Revolução Industrial muita coisa mudou, a tecnologia veio surgindo cada vez mais rápido e hoje em dia podemos dizer que vivemos num mundo movido pela tecnologia moderna e o consumismo excessivo. E um movimento que ficou que ficou famoso por volta dos anos 80/90 foi o Steampunk, que adentra não só em um estilo de vida, como em questões sociais.


Mas, o que é Steampunk afinal?  
Sinceramente é um pouco difícil de entender o que é, pois antes de explicar o que  é o Steampunk, é preciso compreender o que é cyberpunk, que vou explicar de modo rápido e breve.
O Cyberpunk surgiu com a ideia de que a alta tecnologia e o capitalismo predatório um dia chegarão ao extremo. Um ponto tão elevado que afetara as condições de vida humana drasticamente de um modo negativo. Em que o modo vida humana será terrível e deixada de lado por completo, a favor de novas evoluções propostas pelo capitalismo predatório.
O nome CYBER = ciberespaço = alta tecnologia. E Punk no quesito da visão negativa do desenvolvimento social, da degradação do ser humano.


Enfim essa é apenas umas das idéias do que vem a ser Cyberpunk, pois ela se divide em diversos caminhos.O Steampunk pegou essa noção da alta tecnologia e o consumismo e jogou para Era Vitoriana.  Para o século XIX, no inicio da Revolução Industrial, época dos primeiros passos da eletricidade. Com muitas máquinas a vapores, daí vem o Steam (motor e explosões).
O movimento Steampunk pode ser considerado um movimento contra o hiper consumismo. A cultura procura peças antigas para reformá-las – acredito que como uma espécie de reciclagem, sem precisar utilizar do consumismo excessivo do século XIX. E também para adaptar a visão atual das coisas para Era Vitoriana.
Achei um mundo fantástico para adentrar. Autores como Julio Verne, adentravam nesse mundo e criavam personagens incríveis em um século de maquinas, carros e robôs movidos a vapor.  A literatura Steampunk, tem muita influência da ficção cientifica, mas também adentra no romance, na fantasia, no terror e etc.

Como pode ver o Steampunk esta longe de ser apenas um movimento, ou um estilo de vida, ou um estilo literário, ele adentra em muito mais e nos trás muito a refletir, desperta aquela vontade de conhecer mais, tanto na literatura, quanto no cinema e outras áreas.
E para fechar tem um pouquinho do estilo de roupa e acessórios dos adeptos ao movimento que na maioria das vezes são produzidos por eles mesmos.




  E aí o que achou?
Blog Widget by LinkWithin
Comentários
8 Comentários

8 comentários:

  1. legal mais parece que estou numa aula de história kkkkkkk ah aqui é o lucas :v

    ResponderExcluir
  2. Achei muito interessante,muito mesmo.
    Seguindo,beijos;
    http://coffeecomsugar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Sua explicação foi ótima. Eu, que não sabia absolutamente nada, compreendi a filosofia desse 'estilo'. Tudo deve ter começado lá pelos idos do Mad Max.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Screepeer - 2015. Todos os direitos reservados.
Design Por: Jordânia Queiroz.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo